Andrew Stuart “Andy” Tanenbaum (às vezes referido como Andrew S. Tanenbaum), sendo um cientista da computação americano e professor emérito de ciência da computação na Vrije Universiteit, em Amsterdã, na Holanda.
Ele é mais conhecido como o autor do MINIX, um sistema operacional gratuito do tipo Unix para fins didáticos, e por seus livros didáticos de ciência da computação, considerados obras de referência na área. Ele considera seu trabalho como professor sua obra mais importante. Desde 2004, ele administra o Electoral-vote.com, um site dedicado à análise de dados de pesquisas eleitorais em eleições federais nos Estados Unidos.
Recebeu o título de bacharelado pelo MIT e o doutorado pela UC Berkeley em 1971. Ministra aulas sobre Organização de computadores e Sistemas operacionais, muito conhecido na área de Arquitetura de Computadores, tendo seus livros como base para diversos cursos da área. Conhecido internacionalmente pelos seus livros de Ciência da computação, particularmente: Redes de computadores, Sistemas Operacionais: Projeto e Implementação, Sistemas Operacionais Modernos. E também Organização Estruturada de Computadores, Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas.
Tanenbaum ficou envolvido com as discussões do Usenet durante o ano de 1992 com Linus Torvalds, criador do Linux, sobre os méritos básicos de Torvalds usando núcleo monolítico em vez de micronúcleo que Tanenbaum achou que era o meio do futuro. Também implementou o sistema operacional distribuído Amoeba.