Andrew Hunt, ou Andy Hunt como aparece em alguns livros é um escritor especialista em livros sobre desenvolvimento de software, porém também tem alguns livros sobre chill scifi, ou Ficção Científica Relaxante.
Foi co-autor de “The Pragmatic Programmer”, premiado em “Práticas de um Desenvolvedor Ágil”, e uma meia dúzia de outros livros e muitos artigos. Andy foi um dos 17 autores originais do Manifesto Ágil. Ele e o autor Dave Thomas fundaram a editora Pragmatic Bookshelf, especializada em livros para desenvolvedores de software, testadores e gerentes.
Ele também toca trombeta, chifre de flugel e teclados e produz música na Strange & Special Air Productions. Desde 2023, vendeu sua participação na editora, e vem se dedicando a “coisas legais para fazer” entre elas escrever livros de thriller psicológico como “Weatherly Hall” e a série “Conglomora”.
Andy começou nos dias do CP/M e do S100, da Heathkits e da Radio Electronics. Escreveu seu primeiro programa real, um editor de texto combinado e gerente de banco de dados, para Ohio Scientific Challenger 4P. Foi uma ótima era para mexer. Começou a aprender a linguagem de montagem (assembly) para o processador 6502, modificando sistemas operacionais, e escreveu seu primeiro programa comercial (um sistema de Planejamento de Recursos de Fabricação) em 1981. Ele aprendeu sozinho Unix e C, e começou a projetar e arquitetar sistemas maiores e mais conectados.
Trabalhando em grandes empresas, manteve sempre um ouvido na Usenet, e começou seu manifesto inicial através de um e-mail direto para ihnp4. Em seguida, ele se estabeleceu em uma editora eletrônica e computação gráfica, e trabalhou nos maravilhosos computadores da Silicon Graphics. Até agora, mantém um domínio firme de vários sabores do Unix, do BSD e do System V, o que o levou a fazer diversas consultorias no início da década de 1990.
Seu talento para agitar as coisas realmente começou a ser útil, e logo se tornou óbvio que muitos de seus clientes sofreram problemas semelhantes, problemas estes que Andy já havia visto e corrigido antes.
Andy se juntou a Dave Thomas e eles escreveram o livro de desenvolvimento de software seminal, The Pragmatic Programmer, seguido um ano depois pelo original Programming Ruby: The Pragmatic Programmer’s Guide, que introduziu o mundo ocidental a essa nova linguagem que surgia no Japão. Juntos, eles fundaram a “The Pragmatic Programmers” editora de livros técnicos voltados ao desenvolvimento de software, e são também conhecidos como fundadores do movimento ágil e autores do Manifesto Ágil, bem como proponentes de Ruby e paradigmas de programação mais flexíveis.
Andy é fundador dos Programadores Pragmáticos, fundador da Agile Alliance e um dos 17 autores do Manifesto Ágil, e autor de uma dúzia de livros sobre programação, métodos ágeis e aprendizado, além de ficção científica e aventura. Ele é um músico ativo e marceneiro, e continua à procura de novas áreas onde ele pode agitar as coisas.